MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho para operador de máquinas pesadas é amplo e muito rentável, principalmente para quem já tem experiência e é polivalente, capaz de operar diversos tipos de máquinas com excelência.
Geralmente, quanto maior a capacitação, experiência e valor agregado do equipamento a ser operado, maior a remuneração do operador de máquinas, ou seja, geralmente um operador de minicarregadeira possui salário menor do que um operador de uma escavadeira de 30 toneladas, e este, por sua vez, tem um salário menor do que de um operador de guindaste ou escavadeira de 100 toneladas.
Um dos atrativos da carreira de operador de máquinas, principalmente na operação de máquinas de terraplenagem, é que você terá sempre a oportunidade de conhecer novas pessoas e lugares, enfrentando diferentes desafios em diferentes condições e terrenos, permitindo a você ampliar tanto sua destreza e experiência profissional como também sua rede de contatos (networking). Estar sempre em contato com ambientes diferentes, pessoas diferentes e encarando desafios diferentes, é algo que torna a carreira de operador de máquinas menos estressante e cansativa.
Já a operação de máquinas que trabalham geralmente no mesmo local e efetuando as mesmas tarefas, como em mineradoras ou na movimentação de cargas dentro de espaços confinados, em carga e descarga de materiais, pode ser uma boa pedida para quem não gosta muito de mudanças tanto de ambiente quanto de colegas.
Renda média de Operador: De R$ 3.500,00 a R$ 10.000,00!